Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Governo evita que proposta sobre saque do FGTS, por pedido de demissão, siga à Câmara.

há 6 anos

BRASÍLIA - O governo resolveu recorrer e, com apoio de 18 senadores, evitou que seguisse imediatamente para a Câmara dos Deputados o projeto que permite o saque da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mesmo em caso de pedido de demissão do trabalhador.

Encabeçado pelo líder do governo, Romero Jucá (MDB-RR), o recurso foi protocolado minutos antes do prazo final, às 19h. Caso isto não fosse feito, a matéria, votada de forma terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), iria direto à análise dos deputados, sem passar pelo plenário, acelerando uma possível aprovação.

Com a manobra, o governo terá agora instrumentos para protelar a tramitação do projeto. A Caixa Econômica Federal é frontalmente contra a mudança.

O secretário-executivo do Conselho Curador do FGTS, Bolivar Moura Neto, explicou que o impacto estimado da medida será de R$ 28 bilhões ao ano, inviabilizando as políticas do fundo. O valor foi feito com base na média dos saques feitos pelos trabalhadores que são demitidos. Segundo ele, uma iniciativa como essa reduziria consideravelmente as disponibilidades do fundo que atualmente é de algo em torno de R$ 100 bilhões.

Assinaram o recurso para impedir que o projeto seguisse diretamente à Câmara, além de Jucá, senadores como o vice-líder do governo Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e a líder do MDB Simone Tebet (MS).


Fonte: http://www.valor.com.br/política/5464597/governo-evita-que-proposta-sobre-saque-do-fgts-siga-câmara

  • Sobre o autorSementem ut feceris, ita metes
  • Publicações1
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-evita-que-proposta-sobre-saque-do-fgts-por-pedido-de-demissao-siga-a-camara/568573793

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)